
CARBONATO DE CÁLCIO NATURAL
COMPOSIÇÃO
Denominado também como calcita, é um mineral extraído de rochas calcárias, quimicamente inerte, que pode ser moído com a granulometria que corresponde à necessidade do seu uso.
Ao passar pelo processo de maceração, o mineral apresenta o aspecto brilhante, cor branca, em tamanho de partícula nodular com tendência cristalina.
CLASSIFICAÇÃO
EXTRA FINO - Micron 1/9, 2CD e 3CD são calcitas naturais moídas muito finas, com ótima alvura e baixa absorção de platificantes, o que a torna uma carga pefeita para a maioria das aplicações.
Devido ao rigoroso controle da matéria-prima e dos processos de moagem e classificação utilizados na fabricação, apresenta baixo teor de sílica e não contém partículas maiores que o desejado assegurando maior durabilidade aos equipamentos de transformação.
FINO - Mícron 5CD e 8CD. São calcitas naturais moídas finas, com ótima alvura e baixa absorção de plastificantes, o que aliado ao seu baixo custo a torna uma carga perfeita para um grande número de aplicações. Devido ao rigoroso controle da matéria-prima e dos processos de moagem e classificação utilizados na fabricação, apresentam baixo teor de sílica e não contém partículas maiores que o desejado assegurando maior durabilidade aos equipamentos de transformação.
BENEFÍCIOS
Por possuir menos sílica agride menos o maquinário da indústria causando economia em manutenção. O custo benefício destes carbonatos são extremamente interessantes fazendo deste produto um grande aliado na obtenção de melhor qualidade por menor custo.
APLICAÇÕES
EXTRA FINO
-
Plásticos PVC para revestimento de fios e cabos elétricos; mangueiras e perfilados plastificados que exijam bom brilho e acabamento superficial;
-
Produtos calandrados exceto os de espessuras muito finas;
-
Tubos rígidos para média pressão e esgoto;
-
Conduítes, perfilados rígidos e plastisóis para espalmados resultando ótima qualidade de células das espumas.- EVA para laminados e espumas resultando ótima qualidade de células;
-
Tintas de alta qualidade;
-
Papéis especiais, alvejados e de pequena espessura;
-
Borrachas (podem substituir na maioria das aplicações o carbonato de cálcio precipitado, ocasionando um diferencial de custo muito interessante).
FINO
-
Plásticos PVC para peças injetadas em geral;
-
Para extrusões em que o acabamento da superfície não seja importante e para plastisóis;
-
EVA para laminados e para espumas Poliester;
-
Tintas texturizadas;
-
Massas finas;
-
Borrachas finas;
-
Borrachas (substitui o caulim com vantagem de acabamento superior, superfície lisa, homogênea e brilhante).