top of page
carbonato_de_calcio_precipitado
CARBONATO DE CÁLCIO PRECIPITADO
COMPOSIÇÃO
O carbonato de cálcio precipitado é um produto inorgânico, resultado da reação de uma solução de cloreto de cálcio com a solução de carbonato de sódio.
Outra maneira de realizar a produção de carbonato de cálcio precipitado é por meio da passagem de dióxido de carbono por uma suspensão de leite de cal.

Retirado de rochas calcárias e transformado através de precipitação química, com o método de carbonatação. Na carbonatação ocorre a calcinação da rocha calcária, com a hidratação do óxido de cálcio, formando-se, assim, o hidróxido de cálcio. A reação desses elementos com o dióxido de carbono resulta no carbonato de cálcio precipitado
CLASSIFICAÇÃO

O carbonato de cálcio precipitado preço nas malhas é classificado como:

  • Médio

  • Leve

  • Extraleve

Essa classificação é realizada de acordo com as diferentes granulações que o produto apresenta:

A classificação “médio” tem partículas relativamente grande de 2 a 10 mícron e volume aparentemente menor de 1,47 cm3/g, sendo muito utilizada por fabricantes de borracha, artefatos de plásticos e dentifrícios. As partículas possuem tamanho ideal para fluírem livremente, não abrasivas. Os fabricantes que utilizam esse tipo de malha obtêm produtos mais densos sem sofrer maiores alterações em suas propriedades mecânicas.

A granulação “leve” tem partículas consideradas medianas de 5,5 mícron e volume aparente de 1,75 cm3/g, considerada uma opção intermediária entre o médio e o extraleve. Utilizada em indústrias de borracha e plástico, tendo em vista que proporciona maior flexibilidade e resiliência em relação à torção, à tração e ao desgaste.

A granulação “extraleve” possui partículas de diâmetro que variam entre 0,5 a 3,5 mícron e volume de 2,5 cm 3 /g e com menor absorção. Essa granulação é a mais difundida e utilizada, sendo aplicada em pastas de dente, setor farmacêutico, indústrias de papel e para produtos de plásticos e borracha.

APLICAÇÕES
Produção de tintas, produção de plástico, produções variadas como neutralização de ácidos, correção de solos, etc.
 

Na fabricação de tintas, o produto é utilizado em todo o processo, com exceção dos sistemas bicomponentes. As tintas à base de água utilizam o carbonato de cálcio precipitado para aprimorar a cobertura de úmida a seca ao produto final, agregando alvura e lavabilidade.

No setor de produção de plásticos, é importante na composição de resinas termoplásticas como extenderde TiO2, proporcionando opacidade e ótimo acabamento superficial.

O carbono de cálcio precipitado pode ser agregado na fabricação de produtos em geral, sempre para beneficiar a fabricação, como tintas flexográficas, têxteis, como veículo de produtos, na composição de cálcio e dióxido de carbono, neutralizando ácidos, e muitos outros.

CARACTERÍSTICAS

Pó branco, fino, leve e sem odor

Poroso
 

Insolúvel
 

Alta capacidade de absorção ao óleo

bottom of page